DESTAQUE IEDI
20/09/2018
 
Estratégia Industrial para o Brasil
 
Com o objetivo de revigorar a indústria, impulsionando sua produtividade e competitividade, o IEDI propõe, a exemplo do que fazem muitos outros países desenvolvidos e em desenvolvimento, uma estratégia industrial para o Brasil. Discutida no documento “Indústria e o Brasil do Futuro”, esta estratégia é composta dos seguintes eixos:
 
1,3%
(1) Indústria 4.0, cujas tecnologias o país deve não só absorver, mas também assegurar certo protagonismo no seu desenvolvimento. (2) Potencialização da inovação, por meio do fortalecimento da educação e de políticas orientadas a missões. (3) Modernização do parque industrial. Tais ações terão efeito importante em acelerar o avanço da produtividade no setor que nos últimos anos cresceu apenas 1,3% ao ano.
 
 
(4) Aumento da exportação de manufaturados, sobretudo daqueles mais complexos e intensivos em tecnologia. (5) Agregação de valor a atividades em que o Brasil apresenta grande potencial de desenvolvimento ou desfruta de reconhecida vantagem competitiva, a exemplo da agropecuária. São políticas que ajudarão a indústria a sair da regressão que já dura dez anos e que levou o setor a representar somente 10% do PIB brasileiro.
 
10%
 
» Veja o estudo completo

www.iedi.org.br