DESTAQUE IEDI
10/01/2025
 
Infraestrutura: obstáculo ao comércio na América Latina
 
Os países latino-americanos, e não apenas o Brasil, estão significativamente menos integrados nos mercados globais do que outros países emergentes, muito embora haja casos constrastantes na região. Estudo recente do FMI enfatiza as deficiências de infraestrutura como fator explicativo deste relativo isolamento. As evidência vão na direação de estudo anterior do BID para o caso brasileiro e reforçam a importância de renovar e ampliar nossa infraestrutura para promover o desenvolvimento não só do Brasil mas de toda América Latina.
 
Segundo o modelo do FMI, é o comércio intrarregional que é inferior do que deveria ser dadas as características econômicas e geográficas da América Latina, sobretudo para o comércio de manufaturados e de serviços na América do Sul.
 
 
Variáveis que captam condições de transportes e desembaraço alfandegário explicam totalmente o subcomércio de manufaturados na América do Sul, ainda que fatores de governança e de produção, como eletricidade e financiamento, também expliquem este subcomércio.
 
 
» Veja o estudo completo

www.iedi.org.br