Transformação das Cadeias Globais de Valor
|
|
|
Em estudo recente, pesquisadores da Unctad e da Duke University (EUA) argumentam que as Cadeias Globais de Valor (CGV) vem passando por transformações desde a crise global de 2008/2009 sob ação de diferentes forças, entre as quais racionalização, regionalização e resiliência. A quarta força em atuação é a digitalização, analisada em detalhes pelo estudo. Muitas destas tendências devem ser reforçadas após a crise do covid-19, que interrompeu o fluxo de mercadorias e serviços de muitas cadeias. A digitalização está levando a três grandes mudanças nas CGVs, de acordo com os autores.
|
|
|
|
Duas destas mudanças são a desintermediação das cadeias de suprimentos e o aumento o papel dos serviços como modelo de negócios, tendência conhecida como “servitização”.
|
|
O terceiro efeito da digitalização, com o avanço da automação, é o aumento da intensidade de capital da produção e a alteração do tipo e quantidade do trabalho humano empregado.
|
|
|
|
|