Destaque IEDI - Industria e complexidade econômica – a posição do Brasil
Compartilhe
Veja mais
Apesar dos esforços em defesa da manutenção do livre comércio mundial, dados recentes da OMC mostram que os obstáculos se tornaram mais comuns.
Dos grandes setores da economia, é a indústria quem tem apresentado a trajetória de recuperação mais consistente, ainda que não a mais vigorosa.
Na indústria, nem todos os parques regionais encontram-se no mesmo estágio de recuperação.
Superado o choque negativo da pandemia nos meses de março e abril de 2020, a indústria brasileira vem dando sinais de entrar em uma nova fase de crescimento, cuja sustentabilidade e vigor ainda estão a ser comprovados.
No mundo todo, o desenvolvimento e a difusão das tecnologias digitais impõem grandes desafios para a requalificação da mão de obra.
A despeito do desempenho positivo da atividade econômica no 3º trim/20, o quadro do emprego ainda não dá sinais de melhora.
A UNCTAD, departamento da ONU para o comércio e desenvolvimento, defendeu em estudo recente a ampliação de gastos públicos de modo inteligente para pavimentar uma recuperação sustentável da economia mundial após a crise da Covid-19.
De acordo com o último relatório da UNIDO, a indústria mundial voltou a crescer no 3º trim/20, registrando +12,1%, depois de fortes perdas na primeira metade do ano devido à Covid-19.
Avanços no nível educacional da população, como se sabe, são fundamentais para a melhoria do padrão de vida das pessoas e da produtividade dos países, ampliando sua capacidade de inovar.
A economia brasileira vem dando sequência à sua recuperação, mas não na mesma intensidade em todos setores.