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                          IEDI na Imprensa - Vendas no varejo sobem 0,6% mas perdem fôlego

                          Publicado em: 12/11/2020

                          O Globo

                          Raphaela Ribas

                          Tra­ta-se do quin­to mês se­gui­do de al­ta, mas de­sem­pe­nho de se­tem­bro foi afe­ta­do pe­la re­du­ção do va­lor do au­xí­lio emer­gen­ci­al de R$ 600 para R$ 300. Se­gun­do ana­lis­tas, pró­xi­mos re­sul­ta­dos de­vem mos­trar re­cu­pe­ra­ção len­ta

                          As ven­das no va­re­jo cres­ce­ram 0.6% em se­tem­bro e ze­ra­ram as per­das re­gis­tra­das no ano. Tra­ta-se do quin­to re­sul­ta­do po­si­ti­vo se­gui­do, mas mar­ca tam­bém uma per­da de fô­le­go em re­la­ção aos meses an­te­ri­o­res. Se­tem­bro foi o de re­du­ção do va­lor do au­xí­lio emer­gen­ci­al—pa­go a in­for­mais para aju­dá-lo­sa atra­ves­sar acri­se do co­ro­na­ví­rus—de R $600 para R$300. Se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, a re­du­ção do be­ne­fí­cio já te­ve im­pac­to no co­mér­cio.

                          Para os pró­xi­mos meses, em­bo­ra per­sis­ta uma ten­dên­cia po­si­ti­va, ana­lis­tas ve­em ris­co de uma re­cu­pe­ra­ção len­ta com o fim da ajuda do go­ver­no, o de­sem­pre­go al­to e a inflação pu­xa­da por ali­men­tos. Se­gun­do Li­san­dra Bar­be­ro, eco­no­mis­ta da XP In­ves­ti­men­tos, a mudança no va­lor do au­xí­lio afe­tou o re­sul­ta­do em se­tem­bro, em pro­du­tos co­mo ali­men­tos e be­bi­das.

                          Para os pró­xi­mos meses, em­bo­ra per­sis­ta uma ten­dên­cia po­si­ti­va, ana­lis­tas ve­em ris­co de uma re­cu­pe­ra­ção len­ta com o fim da ajuda do go­ver­no, o de­sem­pre­go al­to e a inflação pu­xa­da por ali­men­tos. Se­gun­do Li­san­dra Bar­be­ro, eco­no­mis­ta da XP In­ves­ti­men­tos, a mudança no va­lor do au­xí­lio afe­tou o re­sul­ta­do em se­tem­bro, em pro­du­tos co­mo ali­men­tos e be­bi­das.

                          — A tra­je­tó­ria de cres­ci­men­to nos pró­xi­mos meses se­rá se­me­lhan­te a se­tem­bro. As ca­te­go­ri­as mais sen­sí­veis ao au­xí­lio de­vem con­ti­nu­a­ra per­der o ím­pe­to, e as ou­tras con­ti­nu­a­rão no mes­mo pa­ta­mar — ex­pli­cou Li­san­dra, se re­fe­rin­do es­pe­ci­al­men­te aos mó­veis e au­to­mó­veis, que já vêm apre­sen­tan­do al­ta nos úl­ti­mos meses e de­vem continuar in­cen­ti­va­dos pe­las condições mais atra­en­tes de cré­di­to.

                          Na ava­li­a­ção de Ro­dolpho To­bler, co­or­de­na­dor da Son­da­gem do Co­mér­cio da FGV, o ce­ná­rio que se de­li­neia adi­an­te é de re­cu­pe­ra­ção mais len­ta. Para o Na­tal, a ex­pec­ta­ti­va é de um pe­río­do de ven­das pró­xi­mo ao do fim do ano pas­sa­do, ava­lia:

                          — Não se­rá tão ne­ga­ti­vo. Ao mes­mo tem­po em que se tem a proximidade do fim do au­xí­lio, a al­ta da inflação e do de­sem­pre­go, por ou­tro la­do, no fim de ano tem os em­pre­gos tem­po­rá­ri­os, um es­tí­mu­lo de com­pra e a Black Fri­day, que é um even­to que im­pac­ta a economia, es­pe­ci­al­men­te por boa par­te ser on-line, mo­da­li­da­de que se con­so­li­dou na pandemia. Mas va­le lem­brar que, na pandemia, o ce­ná­rio mu­da mui­to rá­pi­do e es­tá su­jei­to a in­cer­te­zas.

                          Em 12 meses, a al­ta acu­mu­la­da no va­re­jo é de 0,9%. Já no ano, o co­mér­cio re­gis­tra es­ta­bi­li­da­de. Em re­la­ção a se­tem­bro de 2019, a ex­pan­são foi de 7,3%, na quar­ta ta­xa po­si­ti­va se­gui­da.

                          Das oi­to ati­vi­da­des pes­qui­sa­das pe­lo IBGE, cin­co re­gis­tra­ram al­ta de ven­das em se­tem­bro. O ge­ren­te da pes­qui­sa, Cris­ti­a­no Santos, des­ta­ca que a ali­men­ta­ção foi res­pon­sá­vel por cer­ca de 50% do to­tal:

                          — A inflação de ali­men­tos em se­tem­bro im­pac­tou bas­tan­te. Co­mo o pe­so da ali­men­ta­ção é gran­de na pes­qui­sa, is­so jus­ti­fi­ca a de­sa­ce­le­ra­ção.

                          As ven­das de hi­per, su­per­mer­ca­dos, pro­du­tos ali­men­tí­ci­os, be­bi­das e fu­mo re­cu­a­ram 0,4%. Se­gun­do o Ins­ti­tu­to de Es­tu­dos para o De­sen­vol­vi­men­to In­dus­tri­al (IEDI), além da fle­xi­bi­li­za­ção do iso­la­men­to so­ci­al, que re­du­ziu o con­su­mo em casa, o au­men­to da inflação dos ali­men­tos nos úl­ti­mos meses po­de ter con­tri­buí­do para a re­tra­ção nas ven­das de su­per­mer­ca­dos.

                          INFLAÇÃO DE ALI­MEN­TOS

                          Em se­tem­bro, os pre­ços de ali­men­tos e be­bi­das su­bi­ram 2,28%. No ano, a inflação de ali­men­tos já acu­mu­la al­ta de 9,37% até ou­tu­bro.

                          Tam­bém ti­ve­ram re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo as ven­das de ves­tuá­rio e cal­ça­dos (-2,4%) e de ou­tros ar­ti­gos de uso pes­so­al e do­més­ti­co (-0,6%). Ou­tros seg­men­tos, po­rém, au­men­ta­ram as ven­das, co­mo li­vros, jor­nais, re­vis­tas e ar­ti­gos de pa­pe­la­ria (8,9%), com­bus­tí­veis (3,1%) e ar­ti­gos far­ma­cêu­ti­cos (2,1%). Bens du­rá­veis, co­mo mó­veis e ele­tro­do­més­ti­cos, re­gis­tra­ram ex­pan­são de 4,6% nas ven­das.

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